sexta-feira, 16 de setembro de 2011

360º graus - Inventário Astrológico de Caio Fernando Abreu


                                           Fotos: Christian Ordoque

A astróloga, escritora e professora de literatura AMANDA COSTA (@amandacosmos) lançou, na última segunda-feira, dia 12, o livro 360 Graus – Inventário Astrológico de Caio Fernando Abreu, em que faz uma análise da obra do autor sob o ponto de vista da Astrologia. A obra é o fruto de sua dissertação de Mestrado em Literatura Brasileira (UFRGS), com um tratamento editorial, de forma a tornar este estudo acessível para segmentos fora da esfera acadêmica. 

360 Graus traz cartas inéditas e mapa astrológico de Caio e aborda novos aspectos da produção literária do escritor nascido em Santiago do Boqueirão (RS). Amanda analisa e interpreta a hermenêutica simbólica em Triângulo das águas (1983) – sexto livro de Caio -, buscando elucidar os sentidos evocados pelas imagens arquetípicas ligadas à tradição da Astrologia presentes nos textos, com o objetivo de ampliar a sua compreensão. Ainda, a partir da revisão da obra completa de Caio – romances, contos, crônicas, peças teatrais –, a autora identifica os traços do simbolismo astrológico, sua vinculação com a mitologia e as conotações psicológicas e existenciais.

Com design de Clô Barcellos e edição da Libretos, a publicação tem financiamento do Fumproarte. É também resultado de uma união afetiva de amigos que conheceram o escritor de perto: além de Amanda, Sandra La Porta (que fez as fotos de capa), Dulce Helfer (as fotos internas) e Luís Augusto Fischer (autor da orelha).

O título 360 Graus é uma referência ao nome que Caio daria a um projeto que estava desenvolvendo, mas não teve tempo de vida para concluir. O autor trataria a temática de todos os signos zodiacais, organizados pela trilogia dos quatro elementos, em quatro volumes.

"Foi um evento muito bem organizado em um espaço aconchegante e bonito no Bairro Bomfim. Uma belíssima ambientação com fotos e vídeos do Caio auxiliava a criar um clima de amizade. Existia no ar uma cumplicidade entre as pessoas que foram prestigiar o lançamento do livro e que conhecem a obra dele. O lançamento do livro foi no dia do seu aniversário e sem dúvida ele estava presente". Comentou
Christian Ordoque, parceiro da #AACF no projeto de realização do SITE OFICIAL CAIO FERNANDO ABREU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário