terça-feira, 14 de agosto de 2012

Editora lança crônicas "inéditas" de Caio Fernando Abreu

“Fera ferida é o império das coroas magníficas. Pois não é que, sem sentir, comecei a dizer coisas tipo “jantar fora, meu bem, só depois da Ilka Tibiriçá”? ...Pois sinto falta, agora, daquela pausa no final do stress nosso de cada dia quando todo o Brasil esquece as URVs e baixarias do gênero para mergulhar junto na única coisa capaz de nos distrair um pouco da insegurança: o sonho. Revejo Margarida Weber, a costureira desprezada, como uma tia arquetípica, a nos garantir que tudo, tudo vai dar pé. “
(Viva o império das coroas magníficas! - Domingo, 20 de Março de 1994
Caderno 2 – O Estado de S. Paulo)

O escritor  Caio Fernando Abreu terá mais um título de sua autoria nas prateleiras, a partir deste mês de agosto. A vida gritando nos cantos, reunião de crônicas “inéditas” guardadas por três décadas, será lançado em Porto Alegre pela editora Nova Fronteira. O material todo foi organizado pelas pesquisadoras Liana Farias e Lara Santana, que resgataram textos de Caio produzidos para jornais nas décadas de 80 e 90.

A ideia nasceu em 2010, quando a leitora Liana Farias escolheu Caio Fernando Abreu como tema de sua monografia de conclusão de curso de jornalismo. A partir daí, ela começou a fazer um recorte das publicações do escritor no Estado de S. Paulo, entre 1986 e 1996. Durante esses dez anos, nas páginas do periódico, Caio falava abertamente sobre  a aids, sobre novelas e livros,  sobre a morte de amigos ou sobre “todas essas pessoas que – loucas- querem sentir num mundo em que é ridículo sentir”. 

À medida que Liana descobria um jardim inteiro de Caio submerso na biblioteca do Senado Federal, em Brasília, crescia a necessidade de tornar o acervo escondido acessível a outros leitores.  Teve início, então, a missão de digitar, compilar o material e encontrar os direitos autorais da obra de Caio para a realização de um novo livro do autor.  

Um ano depois, em 2011, a pesquisadora Lara Souto Santana entrou na história e acrescentou seu trabalho de pesquisa sobre Caio, que também envolvia crônicas inéditos, ao projeto. Juntas, Liana e Lara prepararam e revisaram todo o conteúdo da primeira versão de A vida gritando pelos cantos. O fruto disso tudo são 248 páginas de histórias que ainda não nasceram, sobre príncipes e dragões feitos de carne e osso, soprando de leve a ferida enquanto assistem à novela das oito.
QUEM QUER UMA FLOR LEVANTA O DEDO!

SEMANA CAIO FERNANDO ABREU
Agora essa dupla tem novo desafio: elas precisam de APOIO para organizar a SEMANA CAIO FERNANDO ABREU, em Porto Alegre, que irá incluir exposição de objetos pessoais e acervo; projeção de filmes, mesa de debates e colocação de uma placa em homenagem ao escritor, na casa onde ele viveu, na capital gaúcha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário